segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

RESOLUÇÃO Nº 06/17 de 14 de NOVEMBRO DE 2017. (Regulamentação da Comissão de Acompanhamento a Gestão Municipal do Programa Bolsa Família e demais Comissões Temáticas do CMAS,)



RESOLUÇÃO Nº 06/17 de 14 de NOVEMBRO DE 2017.

Dispõe sobre a Regulamentação da Comissão De Acompanhamento a Gestão Municipal do Programa Bolsa Família e demais Comissões Temáticas do CMAS, e dá outras providências.

O CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, no uso das atribuições legais que lhe confere as Leis Municipais 047/97 que cria o CMAS e a 213/10 de 06 de abril de 2010 que o reformula, baseado nas normas gerais de organização da Assistência Social, estabelecida na Lei Federal 8.742/03 de 07 de dezembro de 1993.

CONSIDERANDO a reunião ordinária de 10 de outubro de 2017, para análise, discussão e aprovação das comissões temáticas do CMAS para esse triênio 2016-2019.

CONSIDERANDO a NOB-SUAS/2012, que o Conselho tem a responsabilidade de  ministrar a orientação e controle do SUAS no município.

CONSIDERANDO a Lei nº 10.836/2004, que institui o Programa Bolsa Família e pelo Decreto nº 5.209/2004 que regulamenta a lei e estabelece que o controle Social do PBF pode ser por conselhos; Decreto nº 6.135/2004 sobre o Cadastro Único.

CONSIDERANDO a Resolução CNAS nº 15/2014, que orienta os conselhos quanto a organização e seu funcionamento como instância de participação e de controle social do Programa Bolsa Família; 
CONSIDERANDO a necessidade da junção do Controle social do Programa Bolsa Família ao CMAS como também de regulamentar a formação das Comissões Temática do CMAS, para à execução do controle social no âmbito do SUAS, como instância deliberativa do sistema descentralizado e participativo da Assistência Social Municipal, de caráter permanente e de composição paritária entre governo e a sociedade civil.
RESOLVE:
Artigo 1º - O CMAS Regulamenta as Comissões Temáticas, com a atribuição de subsidiá-lo no cumprimento das competências referidas na Lei Orgânica da Assistência Social e de acordo com o Regimento Interno, no qual constarão diretrizes e competências que concernem a cada Comissão.

Artigo 2º – Fica instituída as Comissões Temáticas, de forma paritária, sendo as seguintes:
a) Acompanhamento a Gestão Municipal do Programa Bolsa Família e Benefícios;
b) Acompanhamento da Proteção Social Básica e Especial;
c) Normas/Ética;
d) Finanças/Orçamentos.

Parágrafo Único - Cada Comissão Temática terá um (a) Coordenador (a), escolhido (a) dentre os seus membros que exercerá esta função por um período de 01 (um) ano, permitida uma recondução, para que haja rotatividade de coordenação entre membros.

Artigo 3º A Comissão de Acompanhamento a Gestão Municipal do Programa Bolsa Família e Benefícios, têm por finalidade oferecer subsídios no acompanhamento e monitoramento da execução do Programa Bolsa Família, e benefícios assistenciais, na perspectiva da garantia dos objetivos de proteção social, vigilância socioassistencial e a defesa de direitos.

Artigo 4º- A Comissão de Acompanhamento a Gestão Municipal do Programa Bolsa Família e Benefícios tem as seguintes competências:

a)  Monitorar, acompanhar e fiscalizar a Gestão Municipal do Programa Bolsa Família      no cumprimento do Art. 2° da Portaria/MDS 256, de 19 de março de 2010;
b)  Fortalecer o Conselho Municipal de Assistência Social como Instância de Controle Social do Programa Bolsa Família no cumprimento do Protocolo de Gestão Integrada de Serviços, Benefícios e Transferência de Renda no âmbito do Sistema Único de Assistência Social – SUAS;
c)  Acompanhar e estimular a integração e a oferta de outras Políticas Públicas Sociais para as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família;
d)  Acompanhar a intersetorialidade na oferta por parte do Governo Municipal dos serviços necessários para a realização das condicionalidades;
e)  Apreciar o Plano de Aplicação dos recursos do Índice de Gestão Descentralizada do Programa Bolsa Família– IGD/PBF;
f)   Apreciar, emitir parecer e acompanhar o Plano de Ação e o Demonstrativo Sintético Anual Físico Financeiro, referente aos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Assistência Social – FNAS, por meio do Índice de Gestão Descentralizada Municipal para o Programa Bolsa Família;
g)  Acompanhar a listagem dos beneficiários, principalmente se as estimativas do município estão sendo atendidas;
h)  Criar canal de denúncias, acompanha-las e apura-las junto com a coordenação do Programa Bolsa Família;
i)    Divulgar e promover a defesa dos direitos socioassistenciais;
j)    Acionar, por meio do CMAS, quando necessário, o Ministério Público, como instância de defesa e garantia de suas prerrogativas legais;

Parágrafo Único - São membros da Comissão de Acompanhamento ao Programa Bolsa Família - PBF e Benefícios:

a)    Social – Marilene dos Santos Brito.

b)    IDC – Naiane Oliveira de Souza

c)    Trabalhador – Isana dos Santos Machado

d)    Saúde – Renata dos Santos de Sousa

e)    Educação- Marcia Maria dos Santos

f)     Apoio técnico (CRAS, CREAS, Projetos SISVAN e Presença).


Artigo 5º - São membros da Comissão de Acompanhamento da Proteção Social Básica e Especial:
a) Usuário - Deolino dos Santos
b) Educação - Marcia Maria dos Santos
c) Saúde – Renata dos Santos de Sousa
d) ADAM – Eliane Oliveira Santana
e) Apoio técnico as Coordenações das Proteções Social Básica e Especial.

 Artigo 6º - São membros da Comissão de Acompanhamento de Normas/ Ética do CMAS:
a) SEDPLAM – Roberto de Jesus Santos
b) Social – Marilene dos Santos Brito
c) Trabalhador – Isana dos Santos Machado

e) Apoio técnico Assessor de Gestão e Jurídico da prefeitura.

Artigo 7º- São membros da Comissão de Acompanhamento de Finanças e Orçamentos.
a) AMBACOV – Aelson Conceição  da Assunção
b) Educação - Sueli Cristina Brito Santos
c) Administração – Antonio Marques Lima
d) ADAM - Eliane Oliveira Santana
e) Apoio técnico Gerente do FMAS, Assessor de Gestão e Contabilidade da prefeitura.

Artigo 8º - Esta resolução entra em vigor na data da sua publicação, revogando-se as disposições em contrário.


Presidente Tancredo Neves, 14 de Novembro de 2017.



                                                         
ELIANE OLIVEIRA SANTANA
                                                          Presidente do CMAS         

segunda-feira, 15 de maio de 2017

Ata da Reunião do CMAS do dia 09.05.17

Ata da Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Assistência Social, no dia 09 de maio de 2017.

Aos nove dias do mês de maio do ano de dois mil e dezessete, na sala dos Conselhos, em cima da Câmara Municipal, localizada na Avenida Adolfo Araújo Borges, s/nº – Japão, desse município de Presidente Tancredo Neves, Bahia. Reuniram-se os Conselheiros Municipais de Assistência Social. A presidente deu as boas vindas e informou que havia três assuntos para a pauta de hoje, a primeira seria a prestação de contas, mas que a comissão de fiscalização das contas não estava presente, esse assunto será tratado na reunião extraordinária do próximo dia 30/05/2017, considerando que a documentação foi entregue pela secretária anterior, senhora Marinalde, onde a câmara responsável deverá apresentar seu parecer. Em seguida passou a tratar da criação da Coordenadoria de Políticas para as Mulheres, Jocenil informou que o projeto de lei n. 006/2017, deverá ser votado na sessão de amanhã, que a Secretaria de Assistência Social já escolheu a coordenadora, aguardando a aprovação da Lei para ser feito o decreto de nomeação pelo Prefeito Municipal, Implantação do Programa Primeira Infância, para 150 famílias, com recursos de 7.500,00 (Sete mil e quinhentos reais) por mês. Passando ao próximo ponto da pauta, Plano de Ação 2017, onde estavam presentes as coordenações do CRAS, CREAS, Bolsa Família, SCFV, PETI e Primeira Infância e, não puderam apresentar devido a falta de quórum para aprovação do referido plano, ficando definido que será apresentado na próxima reunião. Aproveitando o ensejo, a coordenadora do Bolsa Família, Tania Santos, informou que serão eliminados os cadastros antigos, acima de cinco anos, pois os mesmos além de acumular muito papel, não tem mais utilidade, uma vez que os referidos dados estão lançados no sistema do Bolsa Família. Sem mais para o momento a presidente agradeceu a presença de todos e finalizou a reunião. E eu Valquírio Souza Nunes lavrei a presente ata que após lida e achada conforme, será assinada por mim e por todos. Presidente Tancredo Neves, Bahia, 09 de maio de 2017. 

Convite: Venha participar de nossa caminhada!


terça-feira, 11 de abril de 2017

Ata de reunião do CMAS do dia 11.04.17

Ata da Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Assistência Social, no dia 11 de abril de 2017.

Aos onze dias do mês de abril do ano de dois mil e dezessete, na sala dos Conselhos, em cima da Câmara Municipal, localizadana Avenida Adolfo Araújo Borges, s/nº – Japão, às 14:00h, desse município de Presidente Tancredo Neves, Bahia. Reuniram-se os Conselheiros Municipais de Assistência Social para deliberarem sobre a pauta do dia. 1- Criação da coordenadoria de politicas para mulheres do município de Presidente Tancredo Neves; 2- Apresentação da equipe técnica da SAS; 3- Participação da Gestora do Bolsa Familia; 4- Casa dos Conselhos;5- O que couber.A presidente deu as boas vindas.Dando continuidade foi franqueada a palavra aassessora de gestão da secretaria de assistência social, Jocenil Gonçalves, onde a mesma apresentou aos presentes o projeto de lei de criação da coordenadoria de politicas para mulheres deste município, o que foi aprovado pelos presentes e ficou acertado que será encaminhado ao jurídico para apreciação e posterior envio à Câmara em regime especial para o dia 24 de abril de 2017.Passando ao segundo ponto da pauta, foi apresentada formulação da equipe da SAS, ficando como coordenadora da proteção especial e técnica de referência da Casa Lar a Assistente Social Juanice Souza Cruz e como coordenadora da proteção básica a assistente social Isana dos Santos Machado . Dando continuidade a pauta do dia, foi franqueada a palavra a Gestora do Bolsa Família, Tânia de Jesus Santos, onde a mesma explanou sobre as demandas solicitadas pelo MDS referentes à atualização cadastral de 2016, que por sua vez não foi feito no período anterior, então está sendo feito em segunda chamada.Dando continuidade a presidente falou sobre o quarto ponto da pauta, o que ficou definido entre os conselheiros presentes que não será aceita a implantação da Casa dos Conselhos no local designado, uma vez que sua localização é inadequada, que será aguardado a organização do espaço localizado na antiga escola Criança Esperança. Passando ao ponto da pauta o que couber, Jocenil informou que será feito a partir de maio um diagnóstico situacional desse município, o que será de fundamental importância para a implementação do Plano Decenal no município. Sem mais para o momento a presidente agradeceu a presença de todos e finalizou a reunião. E eu Valquírio Souza Nunes lavrei a presente ata que após lida e achada conforme, será assinada por mim e por todos. Presidente Tancredo Neves, Bahia, 11 de abril de 2017.

terça-feira, 14 de março de 2017

Ata de Reunião do CMAS do dia 14.03.17

Ata da Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Assistência Social, no dia 14 de março de 2017.
Aos catorze dias do mês de março do ano de dois mil e dezessete, na sala dos Conselhos, em cima da Câmara Municipal, localizada na Avenida Adolfo Araújo Borges, s/nº – Japão, desse município de Presidente Tancredo Neves, Bahia. Reuniram-se os Conselheiros Municipais de Assistência Social. A presidente deu as boas vindas aos presentes e iniciou os trabalhos falando sobre a composição das câmaras técnicas e, por conseguinte, como funcionam tais câmaras e suas importâncias, sendo elas para tratar do Bolsa Família, Finanças e Programas e Projetos. Abrindo um parêntese a presidente sinalizou sobre a necessidade de na próxima reunião o coordenador do Bolsa Família ou alguém de maior domínio do assunto para explanar sobre os cadastros e processos do mesmo. Ficando formada a seguinte composição das Câmaras: Finanças os conselheiros Daniela dos Santos Mendes, Antonio Marques Lima e Aelson Conceição da Assunção; Projetos e Programas Isana dos Santos Machado, Naiane Oliveira de Souza, Marilene dos Santos Brito e Marcia Maria dos Santos; Bolsa Família os conselheiros Eliane Oliveira Santana, Roberto de Jesus Santos e Deolino dos Santos. Sem mais para o momento a presidente agradeceu a presença de todos e finalizou a reunião. E eu Valquírio Souza Nunes lavrei a presente ata que após lida e achada conforme, será assinada por mim e por todos. Presidente Tancredo Neves, Bahia, 14 de março de 2017. 

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Ata de Reunião do CMAS do dia 14.02.17

Ata da Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Assistência Social, no dia 14 de fevereiro de 2017.

Aos catorze dias do mês de fevereiro do ano de dois mil e dezessete, na sala dos Conselhos, em cima da Câmara Municipal, localizada na Avenida Adolfo Araújo Borges, s/nº – Japão, desse município de Presidente Tancredo Neves, Bahia. Reuniram-se os Conselheiros Municipais de Assistência Social. A presidente deu as boas vindas e pediu que os presentes se apresentassem o que foi feito, e em seguida a Secretária de Assistência Social, Senhora Jucinea da Silva Cardoso, apresentou aos presentes a idéia do evento do Dia da Mulher, onde o principal objetivo do evento será levar informação e atendimento às mulheres, de modo a permitir a estas, homenagem e elevação de alto estima, tal evento ocorrerá no dia 08 de março do ano corrente; A presidente sinalizou que o evento é muito importante para o município, mas alertou sobre a necessidade de integrar outras instituições enquanto apoio às mulheres e suas famílias, especialmente sindicatos e a policia civil. Também falou sobre a questão logística o que foi esclarecido pela Secretária que tal assunto está dentro do planejamento. A conselheira Marcia sinalizou para a importância do processo de planejamento, pois no passado ocorreram situações em que os alunos participavam de eventos promovidos pela Secretaria de Ação Social e os mesmos saiam sem agregar nenhum valor às suas vidas, a Secretária acolheu a sinalização e se comprometeu a ouvir as observações dos conselheiros para os futuros eventos. O Evento foi aprovado por unanimidade por todos os conselheiros. Em seguida a Secretária apresentou minuciosamente o Plano de Ação de recurso estadual, onde por sua vez o Plano de Ação Estadual foi aprovado por unanimidade por todos os conselheiros presentes. A Presidente sugeriu que fosse buscado, pela secretaria de ação social, capacitações para os novos conselheiros, uma vez que tal função é de suma importância para o bom andamento das ações do serviço social no município. Sem mais para o momento a presidente agradeceu a presença de todos e finalizou a reunião. E eu Valquírio Souza Nunes lavrei a presente ata que após lida e achada conforme, será assinada por mim e por todos. Presidente Tancredo Neves, Bahia, 14 de fevereiro de 2017. 

Convite de reunião do CMAS


terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Calendário de reuniões do CMAS de 2017


Ata de Reunião do CMAS do dia 30.01.17

Ata da Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Assistência Social de Presidente Tancredo Neves, no dia 30 de janeiro de 2017.

Aos trinta dias do mês de janeiro do ano de dois mil e dezessete, na sala dos Conselhos da Assistência Social, Segundo Andar da Câmara Municipal, Avenida Adolfo Araújo Borges, s/nº, Japão, desse município de Presidente Tancredo Neves, Bahia. Reuniram-se os Conselheiros Municipais de Assistência Social e a assessora de gestão Jocenil S. Gonçalves. O Vice-presidente Leonardo Iniciou a reunião saudando os presentes e sinalizou sobre a importância da prestação de contas e sua divulgação. Dando continuidade Marinalde de Souza Oliveira fez a apresentação da prestação de contas do exercício de 2016 com as seguintes composições: Beneficio Eventual com saldo inicial em conta no valor de R$ 7.676,45 (Sete mil seiscentos e setenta e seis reais e quarenta e cinco centavos), Repasse no valor de R$ 5.040,00 (Cinco mil e quarenta reais), Despesas no valor de R$ 10.777,69 (Dez mil setecentos e setenta e sete reais e sessenta e nove centavos) e Saldo em conta no dia 31 (trinta e um) de dezembro de 2016 no valor de R$ 1.938,76 (Um mil novecentos e trinta e oito reais e setenta e seis centavos); CRAS – Centro Referência da Assistência Social com saldo inicial em conta no valor de R$ 11.895,65 (Onze mil oitocentos e noventa e cinco reais e sessenta e cinco centavos), Repasse no valor de R$ 14.175,00 (Catorze mil cento e setenta e cinco reais), Despesas no valor de R$  25.834,91 (Vinte e cinco mil, oitocentos e trinta e quatro reais e noventa e um centavos) e Saldo em conta no dia 31 (trinta e um) de dezembro de 2016 no valor de R$ 235,74 (Duzentos e trinta e cinco reais e setenta e quatro centavos); Casa Lar com saldo inicial em conta no valor de R$ 21.806,36 (Vinte e um mil, oitocentos e seis reais e trinta e seis centavos), Repasse no valor de R$ 10.220,00 (Dez mil, duzentos e vinte reais), Despesas no valor de R$  4.458,81 (Quatro mil, quatrocentos e cinquenta e oito reais e oitenta e um centavos) e Saldo em conta no dia 31 (trinta e um) de dezembro de 2016 no valor de R$ 31.400,00 (Trinta e um mil e quatrocentos reais); CREAS – Centro de Referência Especializado da Assistência Social com saldo inicial em conta no valor de R$ 33.741,17 (Trinta e três mil, setecentos e quarenta e um reais e dezessete centavos), Repasse no valor de R$ 32.400,00 (Trinta e dois mil e quatrocentos reais), Despesas no valor de R$ 15.662,95 (Quinze mim, seiscentos e sessenta e dois reais e noventa e cinco centavos) e Saldo em conta no dia 31 (trinta e um) de dezembro de 2016 no valor de R$ 51.870,75 (Cinquenta e um mil, oitocentos e setenta reais e setenta e cinco centavos); SCFV – Serviços de Convivencia e Fortalecimento de Vinculos com saldo inicial em conta no valor de R$ 29.871,24 (Vinte e nove mil, oitocentos e setenta e um reais e vinte e quatro centavos), Repasse no valor de R$ 29.412,00 (Vinte e nove mil, quatrocentos e doze reais), Despesas no valor de R$ R$ 58.772,80 (Cinquenta e oito mil, setecentos e setenta e dois reais e oitenta centavos) e Saldo em conta no dia 31 (trinta e um) de dezembro de 2016 no valor de R$ 1.194,69 (Um mil cento e noventa e quatro reais e sessenta e nove centavos). Fica aprovado o demonstrativo físico-financeiro do exercício de 2016 do co-financiamento estadual, que por sua vez foi a provado sem ressalva pelos presentes. Sem mais para o momento o vice-presidente agradeceu a presença de todos e finalizou a reunião. E eu Valquírio Souza Nunes lavrei a presente ata que após lida e achada conforme, será assinada por mim e por todos. Presidente Tancredo Neves, Bahia, 30 de janeiro de 2017.