quinta-feira, 20 de junho de 2013

Secretária de Ação Social realizou ontem (19/06) o festejo junino




Com muita animação e participação dos funcionários, dos alunos dos projetos, de pais de alunos e de autoridades foi realizada ontem (19/06), no período da tarde, no Espaço Cultural do PETI, a festa junina da Secretaria de Ação Social, com a participação da equipe da Secretaria. Juniceia da Silva Cardoso Secretária Municipal de Ação Social, Aidil Secretária Municipal de Saúde, a Primeira Dama do Município Rita de Cassia, o Prefeito Municipal Moacy Pereira dos Santos, as equipes do CRAS e do CREAS, do PROJOVEM e do PETI, os alunos e os pais de alunos destes projetos sociais.
A festa teve como atração Patinho e seu teclado cantando músicas juninas ao vivo para os presentes, teve apresentações dos alunos, brincadeiras da corrida com o ovo na colher, dançar sem deixar a laranja cair e o famoso quebra pote, além de muita comida típica desta época, como milho, canjica, entre outras.
num clima de muita alegria sem a presença de bebida alcoólica, sendo servido apenas refrigerante para os presentes, uma festa digna das tradições do mês de junho quando acontecem as festas mais populares de Brasil.
A Secretaria de Ação  deseja a todos boas festas, com muita paz, alegria e amor no coração. Viva São João! Viva São Pedro!


quarta-feira, 12 de junho de 2013

O PETI realizou evento no Dia Mundial do Combate ao Trabalho Infantil nesta quarta (12/13)


O PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) realizou nesta quarta-feira, dia 12/06/13, no período da tarde, no Espaço Cultural do PETI, um evento para marcar a data em que é comemorado o Dia Mundial e Nacional Contra o Trabalho Infantil, a campanha nacional este ano tem o tema "Trabalho Infantil Doméstico".
A programação foi apresentada pela Gestora do PETI Sara Graciela Souza Santos que exibiu um vídeo com as mais diferentes formas de trabalho infantil existentes, os alunos da Orientadora Social Lidiane fizeram uma dramatização de trabalho infantil, com todas as etapas desde a ausência da crianças na escola até a privação  do direito de ser criança.
A Assistente Social do CREAS Jamili Macedo falou sobre os diferentes tipos de trabalho infantil e como os pais podem fazer para evitá-lo ou como denunciar ou buscar ajuda nos órgãos competentes.
Os alunos da Orientadora Social Marinalva apresentaram um jogral sobre o tema do evento.
Uma das alunas do PETI apresentou um cordel sobre o trabalho infantil.
Foi feita a apresentação e mais um vídeo tratando do tema e finalizando foi servido um lanche para todos os presentes.
Estiveram presentes a Coordenadora do CRAS Valquíria Silva, A representante da Secretaria de Ação Social Edilane Andrade, as Conselheiras Tutelares Jaredes e Geisa, as Assistentes Sociais Érica Abdula e Jamili Macedo, a Coordenadora Pedagógica Celis Andrade, a Coordenadora Social Beatriz dos Santos e a participação ativa dos Orientadores Sociais durante toda a programação.


















O CREAS divulga suas ações desenvolvidas de janeiro à maio deste ano

       JANEIRO

·      No mês de janeiro foram reiniciadas as atividades do CREAS. A equipe realizou reuniões de planejamento para definir o plano de ação 2013, socialização de material e momentos de estudo com os técnicos com o objetivo de alinhar questões referentes a demandas e normas de funcionamento do serviço.
     
             FEVEREIRO

·     Participação da equipe do CREAS na reunião com representantes do Conselho Tutelar e do CRAS com o objetivo de fazer o planejamento do evento do II Café com a rede. A ação do Café na Rede e terá como proposta o envolvimento dos atores que compõe a rede de garantia de direitos do município.
   
      MARÇO


·   Participação da equipe do CREAS no evento do Dia da mulher, realizado no dia 08/03, envolvendo instituições que compõe a rede socioassistencial do município. Durante o evento, a equipe técnica prestou orientações à população sobre os serviços oferecidos na instituição, distribuindo folders e materiais informativos.

·        Participação da equipe do CREAS em 02 reuniões com o Conselho Tutelar, representantes da Secretaria de Ação Social, CRAS, IDC, representantes do CMDCA para planejamento de ação (II Café da Rede) com o objetivo de promover a integração, a articulação e facilitar a comunicação com a rede sociassistencial da Criança e do Adolescente de Tancredo Neves.

·        Reuniões com gestão da secretaria de Ação Social para realizar alinhamentos sobre demandas do MDS quanto às alterações no sistema de registro e informações nos prontuários, confecção de relatórios, etc.

      ABRIL

·         Participação da equipe no II Café da Rede no dia 04/04/2013. O evento foi organizado a partir de uma iniciativa do Conselho Tutelar e contou com a parceria da Secretaria de Ação Social do Município, do CREAS, do CRAS, do IDC e do CMDCA. Durante o evento, o CREAS mediou uma dinâmica por meio de estudos de casos com o objetivo de oportunizar a reflexão a respeito da importância da articulação dos atores da rede e da sensibilização e responsabilização dos profissionais diante da condução dos casos.
  
·        Visitas das técnicas ao Fórum, ao Ministério Público e à sede da CEAPA (Central de Apoio e Acompanhamento às Penas e Medidas Alternativas), no dia 25/04, como meio de estreitar a comunicação, facilitar o encaminhamento de casos e fortalecer a parceria;

·        Realização de 01 palestra com idosos, no distrito de Corte de Pedra, no dia 30/04, a partir de uma solicitação feita por uma enfermeira do posto de saúde. Na palestra puderam ser discutidos temas como afetividade, estatuto do idoso, os direitos dos idosos e a relação familiar;
   
   MAIO

·         Participação da educadora social na reunião com Agentes de Saúde no dia 03/05 com o intuito de falar sobre o CREAS, explicar sobre o papel da instituição e firmar parceria na identificação de casos;
  
·       Reunião juntamente com integrantes da rede de garantia de direitos para planejar ações para o dia 18 de maio. A comissão organizadora foi composta pela equipe do CREAS, Conselho Tutelar, CMDCA, CRAS, IDC, Diretoria de Cultura, Secretaria de Educação, Secretaria de Ação Social e prefeitura municipal. A partir da reunião, foram definidas ações de mobilização e sensibilização nas escolas da zona urbana e rural e na feira livre e planejada a V caminhada de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes;

  
·    Palestra no IDC realizada no dia 14/05/2013 para mulheres beneficiadas pelo programa da Saúde (rastreamento do câncer de mama) com o objetivo de abordar o tema do dia 18 de maio, alertar para a questão da violência sexual e convidar para a participação na caminhada em combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes;
   
·       Início das atividades socioeducativas através do grupo de crianças, no dia 09/05, supervisionado pela psicóloga e educadora social. No grupo de crianças são abordados temas que favoreçam o autoconhecimento, a formação da identidade e de valores pessoais, o fortalecimento da autoestima, autoconfiança, o relacionamento interpessoal e a construção do projeto de vida. Os encontros são feitos semanalmente. No mês de maio foram realizados 03 encontros e as atividades se dão por meio de dinâmicas, vivências e trabalhos em grupo.

·         Mobilização nas escolas Cecília Machado, Brás Bispo de Oliveira, CFR e Maestro nos turnos matutino e vespertino no período de 13 e 17 de maio com o objetivo de sensibilizar os alunos sobre o evento do dia 18 de maio e alertar para a relevância do tema e da importância do envolvimento da sociedade na campanha contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes;

v  Mobilização feita por integrantes do CREAS, Conselho Tutelar, CMDCA, IDC, Secretaria de Ação Social realizada no dia 18/05/2013 na feira livre com o objetivo de sensibilizar e convidar a população, principalmente os moradores da zona rural, para participar da caminhada de combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

·         Organização e participação na V Caminhada de Combate ao Abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. A caminhada foi realizada no dia 20/05 e contou com integrantes da rede de garantia de direitos (Conselho Tutelar, CMDCA, CRAS, IDC, Diretoria de Cultura, Secretaria de Educação, Secretaria de Ação Social e prefeitura Municipal).


Ação Social realiza reunião ampliada para organizar sua IX Conferência

Na tarde de ontem, na Casa dos Conselhos, foi realizada a primeira reunião ampliada para organizar a IX Conferência Municipal da Assistência Social, com o tema: "A Gestão e o Financiamento na efetivação do SUAS" a ser realizada no mês de julho deste ano, com ninis conferências  na Zona Rural e nos Distritos de Moenda e Corte de Pedra, no final do mês acontece a Conferência na sede do município, com a abertura no período da noite na Câmara Municipal e nos dias seguintes no Espaço Cultural do PETI.

A principal finalidade da desta reunião foi reunir todos os entes parceiros ligados à Ação Social para discussão do pontos fundamentais na tomada de decisão para que a IX Conferência seja um sucesso de público e propostas.
A coordenação da reunião foi feita pela senhora Jocenil Soares Gonçalves e secretariada pela senhora Valdeci Marta. Foram feitas distribuições de atividades para os presentes desenvolverem ao ongo dos dias que antecedem  a realização da Conferência ou mesmo no dia da mesma. Cada seguimento representado recebeu uma incumbência para se responsabilizar.
Estiveram presentes os conselheiros do CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social), funcionários da Secretaria de Ação Social, do CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social), do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) do PROJOVEM (Programa Nacional de Inclusão de Jovens).
Ficou agendada a próxima reunião ampliada para o dia 15/07/13.








segunda-feira, 3 de junho de 2013

Aconteceu hoje pela tarde reunião ordinária do CMAS

O CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social) realizou hoje reunião ordinária para deliberar sobre a realização da IX Conferência Municipal da Assistência Social que terá como tema "A Gestão e o Financiamento na efetivação do SUAS", que ainda não tem data definida pra ser realizada e a votação das contas da Secretaria da Ação Social referente ao ano passado, ficou definido o conteúdo da resolução que será enviada para os órgãos competentes.