quarta-feira, 12 de junho de 2013

O CREAS divulga suas ações desenvolvidas de janeiro à maio deste ano

       JANEIRO

·      No mês de janeiro foram reiniciadas as atividades do CREAS. A equipe realizou reuniões de planejamento para definir o plano de ação 2013, socialização de material e momentos de estudo com os técnicos com o objetivo de alinhar questões referentes a demandas e normas de funcionamento do serviço.
     
             FEVEREIRO

·     Participação da equipe do CREAS na reunião com representantes do Conselho Tutelar e do CRAS com o objetivo de fazer o planejamento do evento do II Café com a rede. A ação do Café na Rede e terá como proposta o envolvimento dos atores que compõe a rede de garantia de direitos do município.
   
      MARÇO


·   Participação da equipe do CREAS no evento do Dia da mulher, realizado no dia 08/03, envolvendo instituições que compõe a rede socioassistencial do município. Durante o evento, a equipe técnica prestou orientações à população sobre os serviços oferecidos na instituição, distribuindo folders e materiais informativos.

·        Participação da equipe do CREAS em 02 reuniões com o Conselho Tutelar, representantes da Secretaria de Ação Social, CRAS, IDC, representantes do CMDCA para planejamento de ação (II Café da Rede) com o objetivo de promover a integração, a articulação e facilitar a comunicação com a rede sociassistencial da Criança e do Adolescente de Tancredo Neves.

·        Reuniões com gestão da secretaria de Ação Social para realizar alinhamentos sobre demandas do MDS quanto às alterações no sistema de registro e informações nos prontuários, confecção de relatórios, etc.

      ABRIL

·         Participação da equipe no II Café da Rede no dia 04/04/2013. O evento foi organizado a partir de uma iniciativa do Conselho Tutelar e contou com a parceria da Secretaria de Ação Social do Município, do CREAS, do CRAS, do IDC e do CMDCA. Durante o evento, o CREAS mediou uma dinâmica por meio de estudos de casos com o objetivo de oportunizar a reflexão a respeito da importância da articulação dos atores da rede e da sensibilização e responsabilização dos profissionais diante da condução dos casos.
  
·        Visitas das técnicas ao Fórum, ao Ministério Público e à sede da CEAPA (Central de Apoio e Acompanhamento às Penas e Medidas Alternativas), no dia 25/04, como meio de estreitar a comunicação, facilitar o encaminhamento de casos e fortalecer a parceria;

·        Realização de 01 palestra com idosos, no distrito de Corte de Pedra, no dia 30/04, a partir de uma solicitação feita por uma enfermeira do posto de saúde. Na palestra puderam ser discutidos temas como afetividade, estatuto do idoso, os direitos dos idosos e a relação familiar;
   
   MAIO

·         Participação da educadora social na reunião com Agentes de Saúde no dia 03/05 com o intuito de falar sobre o CREAS, explicar sobre o papel da instituição e firmar parceria na identificação de casos;
  
·       Reunião juntamente com integrantes da rede de garantia de direitos para planejar ações para o dia 18 de maio. A comissão organizadora foi composta pela equipe do CREAS, Conselho Tutelar, CMDCA, CRAS, IDC, Diretoria de Cultura, Secretaria de Educação, Secretaria de Ação Social e prefeitura municipal. A partir da reunião, foram definidas ações de mobilização e sensibilização nas escolas da zona urbana e rural e na feira livre e planejada a V caminhada de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes;

  
·    Palestra no IDC realizada no dia 14/05/2013 para mulheres beneficiadas pelo programa da Saúde (rastreamento do câncer de mama) com o objetivo de abordar o tema do dia 18 de maio, alertar para a questão da violência sexual e convidar para a participação na caminhada em combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes;
   
·       Início das atividades socioeducativas através do grupo de crianças, no dia 09/05, supervisionado pela psicóloga e educadora social. No grupo de crianças são abordados temas que favoreçam o autoconhecimento, a formação da identidade e de valores pessoais, o fortalecimento da autoestima, autoconfiança, o relacionamento interpessoal e a construção do projeto de vida. Os encontros são feitos semanalmente. No mês de maio foram realizados 03 encontros e as atividades se dão por meio de dinâmicas, vivências e trabalhos em grupo.

·         Mobilização nas escolas Cecília Machado, Brás Bispo de Oliveira, CFR e Maestro nos turnos matutino e vespertino no período de 13 e 17 de maio com o objetivo de sensibilizar os alunos sobre o evento do dia 18 de maio e alertar para a relevância do tema e da importância do envolvimento da sociedade na campanha contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes;

v  Mobilização feita por integrantes do CREAS, Conselho Tutelar, CMDCA, IDC, Secretaria de Ação Social realizada no dia 18/05/2013 na feira livre com o objetivo de sensibilizar e convidar a população, principalmente os moradores da zona rural, para participar da caminhada de combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

·         Organização e participação na V Caminhada de Combate ao Abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. A caminhada foi realizada no dia 20/05 e contou com integrantes da rede de garantia de direitos (Conselho Tutelar, CMDCA, CRAS, IDC, Diretoria de Cultura, Secretaria de Educação, Secretaria de Ação Social e prefeitura Municipal).


Nenhum comentário:

Postar um comentário